"No que diz respeito ao desempenho,esforço e dedicaçao, não existe meio termo.Ou voce faz uma coisa bem feita, ou não faz."

"O custo de uma coisa, é aquilo que você desiste para obtê-la !"

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Temporada dos Olhos, e presente de natal..

Quem é vivo sempre aparece, e com otimas noticias pra coroar o sumiço...

Após a cadena da via Pimenta (8a FR/ 9c BR), ainda no fim de setembro, resolvi, por conta, diminuir o ritmo, para descansar a musculatura (embora não pareça, eu a tenho. rs), e  fortalecer os dedos. Passei então, a fazer campus toda 4ª feira, e ter apenas um dia de escalada (em rocha) por semana... resultado: vias de graus mais baixos, com certas facilidades. Algumas vias encadenadas foram : a Ponto de Exclamação (8b BR), Lambidão (9a BR), o First Ascent na via Pó das Estrelas(8a BR) e a cadena da via Despenca Aranha (8a BR) ... tudo alternado com algumas repetições de  vias que chegavam num grau limitante de 9a BR.... de fato, 8 semanas bem fracas, mas muito uteis para a recomposição muscular e psicológica....

As chuvas começaram a cair, o horario de verão chegou, isto somado, uma constatação: a temporada dos Olhos estava aberta...
Olhos como tem que ser: lotado !!
E no dia 9 de novembro, fiz mais um de meus pequenos 'intercambios' pra Sao Bento, e estive ao lado dos amigos Massa, Bizu e Gabriel, para um fds, que não viria ser nada nada produtivo... fui basicamente para tentar repetir vias já antes encadenadas, e tomar escapanco de outras tambem já mandadas, deixando claramente visivel, a falta de ritmo e resistencia.... entrei nos 7ºs e 8ºs que por lá existem, e dos 9ºs tentados, mandei apenas a Sika (9a BR)... e aproveitei ainda para provar a via Hera Venenosa (10a BR/ 8a+ FR), mas não consegui isolar nenhum dos 2 crux existentes....

crux da Hera Venenosa (8a+ FR)
Provei também, a mais nova sensação dos Olhos: os boulders. ISSO AEW , BOULDERS !!! Quem não gostava da falésia por ter suas vias atléticas e com longas filas, pode agora, tentar deixar a corda de lado, e se aventurar nos problemas propostos !!! Tem boulder de v3 a projeto de 2 digitos, e deixo aqui minhas sugestões: Ócio Criativo (v4/5), Ceifador de Almas (v5) e Ensaio sobre a Cegueira (v6). Boulders muito lindos, e pra quem ainda tiver em duvida da qualidade dos boulders, tai um video pra apetita a galera :

https://vimeo.com/54055941


Ócio Criativo (v4/5)
Ceifador de Almas (v5/6)
Projeto
Na semana seguinte, voltei aos Olhos, e vivenciei um fds incomum para mim... na sexta, fui aos olhos, com a simples meta de isolar os movimentos da Hera, para que no domingo, pudesse tentar a cadena, MAS, os dedos resolveram complicar as coisas, e no 1º e 2º pega, não foi possivel isolar o crux, a pele tava fina, e a dor era intensa.. fiquei brisando o dia todo, e no finzinho do dia, com a galera já arrumando mochilas, esparadrapei os dedos, e fui pro pega A MUERTE !. foi no grito, mas passei o 1º crux. Comecei a administrar, para chegar inteiro no 2º crux... tirei os "drapos" pra apertar melhor, e no 2º crux, passei batido, ignorando a dor...CADENA... mais um 10º pro caderno.. Valeu a presença da galera, Massa na seg, Braga no incentivo maior !! A vibe na base tava incrivel !!!! a noite foi de farra e o sábado foi de descanso, bem merecido, diga-se ! AHUU !!

Cadena da Hera Venenosa (8a+ fr)
Infelizmente minha alegria dura pouco, basicamente até o fim do dia, e então, já no domingo a 'Hera' havia se tornado passado, e eu fui em busca de outra via que viesse a me desafiar... a via escolhida : a mítica 'Fullon' (10a BR). eu já conhecia bem praticamente toda a linha, pois ja havia feito a Fullon na Sika (9b BR, isso mesmo, grau corrigido), mas nunca havia investido no crux final da linha original...
E com a confiança nas alturas, consegui isolar o boulder final, logo no 1º pega... sao 9 movimentos extremamente delicados, que podem derrubar a qualquer momento... descansei bastante, e após algumas horas fui pro segundo pega, e surpreendi a todos, de forma negativa e positiva ao mesmo tempo. A positiva foi que cai no ultimo movimento da via, ficamos todos surpresos(eu inclusive), com a performance bem executada com pouquissimo ''treino'' dos movs, e de negativo, UAI eu cai no ultimo movimento... mas mostrei que a cadena estaria por vir....AHUU !!
Fullon (8a+ fr)
E quer saber de algo que não para ?? É a tal da furadeira ... Isso ae, os escaladores Massa, Braga, Aranha, Diogo, Sundara, Janine e Gabriel, fizeram um trampo incrivel nos 2 ultimos meses, e furaram 6 vias novas, alem da extensão das vias: Fullon (É fih, dobrou titiu !!), e da Bulls, agora: Red Bulls (9b BR). Destas vias, 3 já estão encadenadas: A Ultima Palavra (7c+ FR/ 9b BR), O Relojoeiro Cego (7c FR/ 9a BR) e a Madame Satã (8a FR/ 9c BR), esta ultima, FA feito por "yo". Esta via é simplesmente INCRIVEL, a maior dos Olhos (ignorando as variantes).. foi o melhor presente de natal dos ultimos anos!! hahahah...
O novo "Andar" dos olhos ta ALUCINANTE !!! vale muito a pena conhecer !!!!
As vias ainda projetos, são: Moura Brasil, Instinto Coletivo e Miopia, sem contar a extensão da Fullon, e a Red Bulls.
PS: a Red Bulls tem surpresinha pra quem chegar até o fim !!! hahahaha
Braga finalizando a Moura Brasil (projeto)
Furo em dobro: Red Bulls (7c+) e Madame Satã (8a fr)
Continuando o assunto conquista, devo lembrar e parabenizar Luigi, Henrique, Paulada, e outros escaladores, que vem investindo na conquista de outro pico, menos conhecido, mas bem irado, que é a Pedra do Frade... Estou meio por fora do que está rolando por lá, mas aqueles que se interessarem, segue o link de uma postagem, que fala melhor sobre o lugar:

http://desfibrila.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html

Alias, fiz o First Ascent da via Underline (7c FR / 9a BR), logo no 2º pega, o que me deixa feliz, por ter sido o primeiro, a mandar o 1º nono do Frade, CHIQUE !!!

E pra fechar, falemos do "JON", que nas ultimas semanas, seguiu meus betas, e começou a escalar de verdade. Encasquetou-se com a Vanilla Facil (8b BR) e trabalhou duro, para que viesse a encadenar seu primeiro 8º grau !!! AHU titiu !! Isolou a Na Sika (9a BR) e a Bulls on Parade(9a BR), mas acabou fechando o ano sem o 9º... que eles venham em 2013 fih !!!!

Jon isolando a Na Sika (9a BR)
BORA APERTA NESSE FIM DE ANO GALERA !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário